Os homens disco voador

file0001687699632

Quem costuma passear pelo centro de São Paulo aos fins de semana já deve ter visto um povo todo vestido de branco junto a painéis que apresentam monstros e discos voadores. Pois é, este é o pessoal da Cultura Racional, que se baseia nos livros “Universo em Desencanto”.

A cultura racional surgiu em idos dos anos 30. Segundo seus adeptos, sua origem veio de um conhecimento transmitido pelo Racional Superior a Manuel Jacintho Coelho. Esse pensamento está sintetizado em 1.013 livros e, segundo eles, quem ler todos voltará ao estado de ser racional (disco voador) e retornará para seu local de origem (planície racional).

A obra foi lida e divulgada por muitos artistas. Entre os mais famosos estão Jackson do Pandeiro, que gravou a música “Alegria Minha Gente”, Tim Maia, que gravou dois discos (Tim Maia Racional, vols. 1 e 2) e, acredite, Nelson Gonçalves com a música “Os Outros que se Danem Futebol Clube”.


Pois é, há alguns anos até eu fiquei curioso e procurei o Volume 1 pra ler. O livro pode ser adquirido na Galeria Nova Barão, também no centro da cidade. Fiquei muito interessado, mas que decepção. Logo de início topei com um texto que, além de ser mal escrito e se julgar científico, tem inúmeros erros de ortografia.

Como se não bastasse isso, é extremamente repetitivo, chega uma hora que parece que estão a fazer o leitor de idiota. Fui atrás do pessoal da Cultura Racional, que fica ali na rua Barão de Itapetininga (República) pra conversar sobre isso: “Ah, meu filho. Mas é repetitivo, o Volume 1, o Volume 2, o Volume 3… É pra gente gravar na cabeça, sabe”?

Ou seja, além do Volume 1 se repetir o tempo todo, os outros tantos fazem o mesmo. Pra mim, isso cheira à lavagem cerebral. O primeiro volume da coleção tem 326 páginas.

Verdade seja dita, me esforcei muito, mas não teve jeito, larguei na página 263, já farto daquela filosofia esotérica maluca e, o pior de tudo, não virei disco voador (risos).

(Lucas Formaglio)

Deixe um comentário

