Assassino na Casa (Fábio Vermelho)

ugrito_20_capa1-bbccbcf81945872c0315716898785963-480-0

A inspiração de Assassino na Casa, história em quadrinhos do autor Fábio Vermelho, vem obviamente dos filmes de terror populares que contam com a fórmula sangue + adolescentes em perigo. Porém, Vermelho acrescenta neste universo uma pitada de seu ingrediente principal – sempre presente em suas obras – o rock’n’roll dos anos 50, ainda sua gênese crua, apontado nesta história pela música Rumble, do guitarrista Link Wray.

Vermelho nos deixa uma dúvida, gosta de escrever histórias em quadrinhos para usar seu gosto musical como referência ou dar dicas de canções obscuras com desenhos em pano de fundo? Em Assassino na Casa, as duas opções são efetivas e, ao presenciar as ações dos personagens em meio à noite, o preto e branco, as sombras e as músicas, nos transportamos para aqueles programa de rádios escutados por motoristas solitários em estradas, que muitas vezes iniciam os filmes dos quais este quadrinho é filho. A contação do caso macabro em meio às escolhas do radialista.

Longe de ser um gore, com o rompante de assassinato e sangue sob medida, a história – apesar das guitarras sem efeitos que são, até por isso, mais orgânicas e intimistas – associa o ritmo dos anos 50 ao terror realizado por diretores como Wes Craven e John Carpenter nos anos 80 e 90 que, por trás de uma superficialidade aparente, trazem observações sobre a paranoia com a violência em cada esquina e a influência midiática na sociedade, elevada ao cubo na história de Fábio Vermelho.

E a obra não se torna uma mistura de referências gratuitas, mas, pelo contrário – devido ao esmero para fechar uma trama bem amarrada, a colocação de um produto popular como vilão escondido que emana suspense em cada traço e o final irônico – Assassino na Casa mostra-se autêntico e de grande originalidade autoral, apresentando um quadrinista com habilidade para aliar o que encontra na cultura popular e fazer o melhor proveito disso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s