Sebo Muiraquitã

Sigam o Sebo Muiraquitã no Instagrã!

https://www.instagram.com/sebomuiraquita/

Sebo Muiraquitã

O Sebo Muiraquitã (SP/ZS) foi criado para trazer qualidade e preço acessível na venda de livros. Muiraquitã: amuleto dos povos originários do Brasil.

Os muiraquitãs são peças de cerâmica extremamente raras e de beleza esplendorosa.

São comuns em forma de rãs e, mais raramente, de aves, peixes e outros animais – eram amuletos feitos quase sempre em pedras verdes, como jadeítas, nefritas e amazonitas. Utilizados como pendentes, aparecem também adornando toucados femininos em estatuetas cerâmicas de Santarém (Pará). Envoltos em lendas, os muiraquitãs são desde longa data considerados poderosos contra toda sorte de malefícios, trazem felicidade, além da proteção contra as doenças, para quem os possui.

A Lenda dos Muiraquitãs consiste no fato de que as mulheres guerreiras da região do Baixo Amazonas só se juntavam aos homens uma vez por ano, em uma das serras que bordejam o rio Nhamundá. Ali, após a união anual, ao se sentirem grávidas, as Amazonas mergulhavam no lago Espelho da Lua (Yacy Uaurá) e retiravam do fundo um barro verde, moldando um muiraquitã, que depois de endurecido era dado de presente ao seu par, logo mandado embora.

Existem muiraquitãs de outros tipos: os de cor vermelha em forma de coração, com o desenho de uma caveira, que dizem ser a representação do Jurupari – personagem mitológico dos povos indígenas da América do Sul, retratado como um demônio, o próprio Mal, e também aquele que deu origem a outros demônios.

Fontes:

http://www.museunacional.ufrj.br/dir/exposicoes/arqueologia/arqueologia-brasileira/arqbra016.html

Deixe um comentário